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Sobre Bernardo Gurbanov

Bernardo Gurbanov, com mais de 50 anos de experiência no mercado livreiro, presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL) e proprietário da Editora e Livraria Letraviva, é acima de tudo um argentino com coração brasileiro.

Bernardo nasceu na Argentina e vendeu seu primeiro livro em 1966, com 13 anos de idade. Uma brincadeira que se tornaria uma atividade profissional a partir dos seus 18 anos. Primeiro como livreiro, depois como distribuidor e editor. Proprietário da Editora e Livraria Letraviva (www.letraviva.com.br), fundada em 1979, foi membro da Diretoria da Câmara Brasileira do Livro de 1989 até 2015. Integrou a Comissão Organizadora da Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 1992 até 2014; coordenador da Escola do Livro (1992-2002) e de Feiras Internacionais (2005-2007) e ainda vice-presidente da CBL de 2003 até 2015. Foi e tesoureiro e vice-presidente do GIE – Grupo Iberoamericano de Editores, desde 2008 até 2016. Foi diretor tesoureiro do Instituto Pró-Livro de 2006 a 2014. Conselheiro fiscal da ANL – Associação Nacional de Livrarias, de 2008 a 2014, é o atual presidente da entidade.

Desde 1982, Gurbanov é assíduo participante e organizador de feiras nacionais e internacionais do livro. Palestrante em âmbito nacional e internacional em Congressos e Seminários, dedica-se ao tema “Análise do mercado editorial brasileiro: negócios e oportunidades”; atua também como consultor para o mercado editorial nacional e internacional. Foi membro titular do Colegiado do Livro, Leitura e Literatura do CNPC (Conselho Nacional de Políticas Culturais), do Ministério da Cultura, de 2012 a 2017 e membro suplente do Comitê Executivo do PNLL – Plano Nacional do Livro e da Leitura, do Ministério da Cultura e Ministério da Educação, de 2013 a 2015. Atualmente é membro titular do PMLLLB – Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Prefeitura de São Paulo.

“O processo de hiperconcentração de capitais tanto no varejo quanto na produção editorial reduz a cada dia que passa o número de atores no mercado. No entanto os gestores das empresas de grande porte devem estar muito atentos para atingir a escala suficiente diante da acirrada competição e da redução das margens de lucro. Simplificar a infraestrutura, agregar valor ao produto, otimizar os recursos humanos e aumentar exponencialmente o faturamento podem constituir a condição sine qua non para a sobrevivência das grandes redes e dos grupos editorias.”

Bernardo Gurbanov